O IPRESBS aderiu em 18/02/2020 ao Pró- Gestão (Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios).
Nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2021 ocorreu a auditoria presencial, na qual o IPRESBS obteve o certificado de nível I.
Certificado – Pró-Gestão – São Bento do Sul
a) Departamento Benefícios
I. Concessão e revisão de aposentadorias e pensões: Mapeamento
II. Atendimento: Mapeamento
b) Departamento Financeiro/Administrativo
I. Cobrança de débitos de contribuições em atraso do ente federativo e dos servidores licenciados e cedidos: Mapeamento
a) Departamento Benefícios
I. Concessão e revisão de aposentadorias e pensões: Manual
b) Departamento Financeiro/Administrativo
I. Cobrança de débitos de contribuições em atraso do ente federativo e dos servidores licenciados e cedidos: Manual
a) Dirigente do Instituto
b) Maioria dos Diretores
2/3 Lucilene Zélia dos Santos Haidar Barbosa
3/3 Roberta Linzmeier
c) Maioria Titulares Conselho Deliberativo
2/7 Inês Marilda Rossetto Wagner
3/7 Iracema Bayer Rosá
4/7 Ivan Carlos Klein
6/7 Rosangela Maria Wedderhoff Mettegang
7/7 Roseli Rosenscheck Schlogl
Suplente – Gerson Pacheco
Suplente – José Tadeu de Santana Junior
Suplente – Jucélia Dreschsler Zotz
Suplente – Juliana Hammes
Suplente – Keli Cristina Eichendorf Morante
Suplente – Luciane Mary Kock Scatolon
d) Maioria Titulares Conselho Fiscal
1/5 Alice Drosczaka
2/5 Carlos Roberto Gonçalves dos Anjos
4/5 Fridolino Van Den Boom
Suplente – Irene Galkowski
Suplente – Marcos Gertler
Suplente – Maria Lourdes Sperka
Suplente – Vera Lucia Kuzawski
e) Responsável pela Gestão de Recursos
f) Totalidade Comitê de Investimentos
3/5 Lucilene Zélia dos Santos Haidar Barbosa
5/5 Marcos Gertler
Suplente – Iracema Bayer Rosá
Suplente – Maria Lourdes Sperka
Suplente – Monica Inês Rank Lemke
a) Estrutura Controle Interno ente e Relatório Controle Interno
Lei Ordinária 75/2001 de São Bento do Sul – Cria o Controle Interno
Alice Drosczaka
Ana Carolina Carrijo Malta do Prado Romão
b) Relatório atestando conformidade de áreas mapeadas e manualizadas
Relatório de Análises dos Processos de Concessão e Revisão de Benefícios
Relatorio IPRESBS 03/09/2023 até 02/03/2024
Relatorio IPRESBS 03/03/2023 até 02/09/2023
Relatório IPRESBS 03/09/2022 até 02/03/2023
Relatorio IPRESBS 03/03/2022 até 02/09/2022
Relatório IPRESBS 03/09/2020 até 02/03/2021
Relatório IPRESBS 03/03/2021 até 02/09/2021
Relatório IPRESBS 03/09/2021 até 02/03/2022
c) Política de Segurança da Informação
Política de segurança da informação do IPRESBS
a) Recenseamento previdenciário no mínimo a cada 3 anos para aposentados e pensionistas
Os aposentados e pensionistas atualizam seus dados anualmente, durante o mês de aniversário, conforme artigo 143 da Lei 1718/2006, regulamentado pela Portaria 015 2017
b) Recenseamento previdenciário no mínimo a cada 5 anos para os servidores ativos
Apresentar o Plano de Ação Anual, contendo as metas a serem atingidas no exercício para as áreas de gestão de ativos e passivos, no mínimo quantitativas, possibilitando o acompanhamento dos resultados pretendidos, com ênfase na área de benefícios
Elaboração do Relatório de Gestão Atuarial, contemplando a análise dos resultados das avaliações atuariais aos três últimos exercícios, com comparativo entre a evolução das receitas e despesas estimadas e as efetivamente executadas
Divulgação do Código de Ética do ente federativo ou da unidade gestora do RPPS aos servidores do RPPS, segurados (servidores ativos, aposentados e pensionistas), aos membros dos órgãos colegiados e partes relacionadas (fornecedores, prestadores de serviço, agentes financeiros e outros)
O código de ética foi aprovado pelos conselhos gestão 2019-2021 e divulgado a todos os servidores, estagiários e prestadores do IPRESBS.
Após esse período, novos contratados (servidores e estagiários) assinam o termo de conhecimento do código, e os fornecedores têm uma cláusula nos contratos redigidos pelo IPRESBS onde conhecem e concordam com o código.
Exemplo de contrato, cláusula 11, item 12
Implantar ações isoladas em saúde do servidor, que contemplem:
a) Realizar exames médicos admissionais dos aprovados em concurso público, como requisito para posse e nomeação
b) Manter o serviço de perícia médica na unidade gestora do RPPS ou no ente federativo, por servidores do quadro efetivo ou contratados por meio de terceirização
O município dispõe de cargo de Médico Perito, porém está vago, serviço prestado mediante contrato: Contrato município
O IPRESBS dispõe de cargo de Médico Perito Previdenciário, porém está vago, serviço prestado mediante contrato: Contrato Perito IPRESBS
c) Realizar ações educativas para redução dos acidentes de trabalho
2023:
Contrato com o SESI referente a acompanhamento e orientações sobre saúde e segurança do trabalho e laudos dos programas de segurança do trabalho (PGR,PCMSO,LTCAT)
2022:
Conscientização via e-mail sobre acidentes de trabalho
2021:
2020:
Capacitação SEMOB 06-2020 A Gazeta
Capacitações para equipe da Secretaria de Obras 03-2020
Capacitações em operação e manutenção de roçadeiras e máquinas
d) Realizar periodicamente, no prazo máximo de 4 anos, a revisão dos benefícios de aposentadoria por incapacidade permanente, para verificação da continuidade das condições que ensejaram a concessão do benefício
“Art. 80 O segurado aposentado por invalidez e o dependente inválido deverão, sob pena de suspensão do respectivo benefício, submeter-se anualmente à exame médico a ser realizado pelo médico perito do IPRESBS.
Parágrafo Único – ficam dispensados do exame médico anual os segurados que atingirem 60 (sessenta) anos de idade se mulher e 65 (sessenta e cinco) anos de idade se homem.”
a) Elaboração de relatórios mensais de investimentos, contendo posição da carteira por segmento e ativos, com as informações de riscos, rentabilidades, instituição financeira e limites da Resolução CNM 4963/21 e da Política de Investimentos, com parecer mensal do Comitê de Investimentos, seguido de aprovação pelo Conselho Fiscal, referente ao acompanhamento das rentabilidades e dos riscos das diversas modalidades de operação realizadas e da aderência das alocações e processos decisórios de Investimentos à Política de Investimentos.
b) Relatório Anual de Investimentos, com a consolidação de todas as informações relativas ao exercício anterior, incluindo a conjuntura econômica, os resultados alcançados em relação às metas estabelecidas, o comportamento do fluxo de caixa e das aplicações financeiras, a composição do ativo, a evolução do orçamento e a composição da carteira de imóveis, se houver
Mínimo 3 membros, que mantenham vínculo funcional com o ente federativo ou com a unidade gestora do RPPS
“Art. 132-B O Comitê de Investimentos será composto por 5 (cinco) membros, vinculados ao IPRESBS, sendo:
I – o Diretor Presidente;
II – o Diretor Financeiro;
III – um membro do Conselho Deliberativo;
IV – um membro do Conselho Fiscal;
V – 1 (um) representante do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Bento do Sul e Região, sendo o mesmo apontado no art. 128, III desta lei.”
a) Regimentos Internos e atas dos órgãos colegiados (Conselho Deliberativo, Fiscal e Comitê de Investimentos)
b) Certidões negativas de tributos: União, FGTS
c) CRP com link para acesso externo
d) Relatório de Governança Corporativa
e) Cronograma de ações de educação previdenciária
f) Cronograma das reuniões dos órgãos colegiados (Deliberativo, Fiscal, Comitê)
g) Código de Ética
h) Demonstrações financeiras e contábeis
i) Avaliação Atuarial Anual
j) Informações relativas à procedimentos licitatórios e contratos administrativos
k) Relatório de avaliação do passivo judicial
l) Plano de Ação Anual
m) Política de Investimentos
n) Relatórios de controle interno
o) Relação das entidades escolhidas para receber investimentos, por meio de credenciamento
p) Relatórios mensais e anuais de investimento
q) Acórdãos das decisões do Tribunal de Contas sobre as contas anuais do RPPS e o Parecer Prévio das contas de governo
Obrigatoriamente de no mínimo 2 responsáveis assinarem em conjunto todos os atos relativos à investimentos
Segregação das atividades de habilitação e concessão de benefícios das atividades de implantação, manutenção e pagamento de benefícios
Disponibilização no site do ente federativo ou do RPPS de um canal de comunicação no modelo “fale conosco”
Atendimento IPRESBS: ipresbs.sc.gov.br
Ouvidoria Municipal: https://saobentodosul.atende.net/autoatendimento/servicos/ouvidoria-municipal/
Nível superior para todos que compõem a Diretoria Executiva e atendimento dos requisitos previstos no art. 8º da Lei 9717/98, relativos aos antecedentes pessoais, mediante certidões negativas de antecedentes criminais da Justiça Estadual e da Justiça Federal e declaração de não ter incidido em algumas das demais situações previstas no inciso I do art. 1º da LC 64/90, além de comprovação de experiência de, no mínimo, 2 anos, conforme as especificidades de cada cargo ou função, no exercício das atividades nas áreas previdenciária, financeira, administrativa, contábil, jurídica, de fiscalização, atuarial ou de auditoria
Todos os membros que compõem o Conselho Fiscal deverão comprovar o atendimento do art. 8ºB da Lei 9717/98, relativos aos antecedentes pessoais, mediante certidões negativas de antecedentes criminais da Justiça Estadual e da Justiça Federal e declaração de não ter incidido em algumas das demais situações previstas no inciso I do art. 1º da LC 64/90. Pelo menos 1 representante dos segurados
Todos os membros que compõem o Conselho Deliberativo deverão comprovar o atendimento do art. 8ºB da Lei 9717/98, relativos aos antecedentes pessoais, mediante certidões negativas de antecedentes criminais da Justiça Estadual e da Justiça Federal e declaração de não ter incidido em algumas das demais situações previstas no inciso I do art. 1º da LC 64/90. Pelo menos 1 representante dos segurados
Definir na legislação o processo de escolha para composição da Diretoria Executiva, do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal
A unidade gestora do RPPS deverá possuir pelo menos 1 servidor efetivo com dedicação exclusiva, ainda que cedido pelo ente federativo
a) Formação básica em RPPS para os servidores
Keiti Milene Iedras Vieira Lemos
Keiti Milene Iedras Vieira Lemos
Lucilene Zélia dos Santos Haidar Barbosa
Nilva Aparecida Cardoso da Luz
b) Treinamento dos servidores que atuem na área de concessão de benefícios sobre as regras de aposentadoria e pensão por morte;
Keiti Milena Iendras Vieira Lemos
a) Elaboração de cartilhas, informativos ou programas dirigidos aos segurados que contemplem os conhecimentos básicos essenciais sobre o RPPS e os benefícios previdenciários, que deverá ser disponibilizada em meio impresso ou digital e ou no site do RPPS
b) Realização de pelo menos uma audiência pública anual com os segurados, representantes do ente federativo (Poder Executivo e Legislativo) e a sociedade civil, para exposição e debates e da Avaliação Atuarial
2021: 13/04/21 (Audiência virtual)
2022: 30/05/22 (Câmara Municipal)
2023: Sem audiência – Ajuste dos meses
2024: 16/05/24 (Câmara Municipal)