A certificação profissional tem por objetivo principal a profissionalização da gestão dos RPPS. Através dela busca-se a melhoria do processo de escolha dos dirigentes e demais membros dos órgãos colegiados, mediante requisitos de qualificação técnica desses profissionais, melhoria do desempenho das atribuições dos dirigentes e demais membros dos conselhos e comitê de investimentos e o fortalecimento da gestão dos RPPS. A obrigatoriedade da Certificação está disposta na Lei Federal nº 9.717, Art. 8º-B; e na Lei Municipal nº 1718/06.
As certificações variam para cada tipo de atribuição nos conselhos, volume de investimentos e porte do Instituto. No caso do IPRESBS, o Conselheiro tem as seguintes opções:
Para o servidor que tenha interesse em participar do Comitê de Investimentos, a sugestão é fazer primeiramente esta, pois ela se sobrepõe às Certificações de Conselheiro Deliberativo e Fiscal. Quem possui somente a Certificação de Conselheiro Deliberativo ou Fiscal, deverá fazer uma nova Certificação do Comitê de Investimentos para fazer parte do Comitê do IPRESBS.
Os materiais de estudo podem ser acessados no seguinte link: https://assimpasc.org.br/certificacao-profissional/
O IPRESBS também oferece frequentemente cursos presenciais de preparação para a prova sem nenhum custo para o servidor.
A prova de Certificação é feita de maneira online através do computador da própria pessoa, também sem custo para o servidor. Para as certificações de nível intermediário é necessário acertar 70% das questões de prova para validação. Ainda é possível obter a certificação através de aprovação prévia em exame por provas, títulos e experiência, reduzindo assim o nível mínimo de acerto na prova.