Abr.

Compensação Previdenciária

IPRESBS | Roberta Linzmeier | 2013

Ipresbs recebe do Ministério da Previência valores referente ao Estoque de Compensação.

O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de São Bento do Sul (Ipresbs) recebeu, neste mês, R$ 479.773,73. O valor é correspondente à compensação previdenciária devida pelo INSS ao instituto são-bentense. Mensalmente, também a título de compensação, o Ipresbs já recebe R$ 31.560,89. O repasse é feito como meio de compensar o município quanto à aposentadoria de servidores públicos.

De acordo com o presidente do Ipresbs, Paulo Roberto Scheide, muitos dos servidores aprovados em concurso público e que passam a atuar pela Prefeitura, mais tarde se aposentam pelo instituto. No entanto, antes disso, muitos atuaram na iniciativa privada e contribuíram para o INSS. Por meio da compensação, o instituto municipal recebe a parte relativa à contribuição feita para o órgão nacional.

O Ipresbs ainda tem para receber do INSS outros R$ 465.083,03. Conforme Scheide, o repasse, feito pelo Ministério da Previdência, foi autorizado a partir de março deste ano, relativo ao período de 5 de outubro de 1988 a 5 de maio de 1999, e o limite mensal é de R$ 500 mil.

Outro ponto importante a se destacar é que o instituto são-bentense está rigorosamente em dia com suas obrigações junto ao ministério, possuindo todas as negativas necessárias, como o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP). Sem isso, não há como ser feita a compensação, conta a diretora de Benefícios, Roberta Linzmeier. Verifica-se então que estamos recebendo praticamente a cota máxima mensal e aguardamos para os meses seguintes os valores restantes, completa Scheide.

Prefeitura de São Bento do Sul
Contatos: imprensa@saobentodosul.sc.gov.br | 3631.6132 | 3631.6114 | 3631.6154