Mai.

Reunião ordinária dos conselhos do IPRESBS

IPRESBS | Roberta Linzmeier | 2013

A reunião ordinária realizada na quarta-feira, 22, na sede do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de São Bento do Sul, reuniu conselheiros e representantes de instituições bancárias. O prefeito Fernando Tureck e o vice, Arildo Gesser, também participaram do encontro. Em pauta, o principal assunto foi tratar da situação das aplicações financeiras do Instituto e da conjuntura de mercado. Participaram cerca de 20 conselheiros e seis representantes de bancos. Antes das falas do prefeito e gerentes bancários, o presidente do IPRESBS, Paulo Scheide, solicitou a leitura, discussão e aprovação da última ata.

Em sua fala, o prefeito disse que a Prefeitura passa atualmente por uma situação bem atípica. A queda na receita da corrente líquida está atrelada, principalmente, pelos baixos rendimentos das aplicações do Ipresbs. A gente sabe que o Instituto não está perdendo dinheiro, mas quando substituiu um mesmo mês do ano passado com o mesmo mês desse ano, é onde há diferença na rentabilidade da aplicação destacou. Tureck ainda acrescenta que a mesma aplicação que rendia R$ 5 milhões, hoje está rendendo R$ 2 milhões.

A diretora financeira do Ipresbs, Lucilene Barbosa, deu a posição atuação das aplicações do instituto. Hoje existem R$ 165 milhões aplicados em fundo de investimentos. Nós convidamos os bancos para mostrar aos conselheiros, a visão deles do que está acontecendo no mercado financeiro. Queremos mostrar que é uma situação conjuntural, que o Ipresbs está cumprindo o que está na lei ressaltou.

O superintendente da Caixa Celso Zanin disse que o que está acontecendo na economia brasileira tem reflexos nas aplicações. Segundo ele, a rentabilidade dos anos passados era muito boa, havia uma curva de juros em queda e hoje está acontecendo o inverso. Como medida para combater a inflação, o Governo Federal faz com que a curva de juros suba um pouco. Vai ter um momento agora, que haverá o aumento na taxa de juro, no final de mês uma nova reunião vai definir o aumento, mas o mercado ainda não sabe o quanto vai subir. Não é o momento para tomar a decisão de sair do fundo. Tem que ter paciência e manter a posição. Não é questão de má gestão dos fundos e sim de mercado. Se a inflação cede, o juro cai e o fundo vai ter uma melhor rentabilidade, explicou Zanin.

O gerente regional da Caixa Econômica Celso José Strobl, também falou da situação. Não houve mudança na forma da gestão do recurso. E sim, uma circunstância econômica, onde no ano passado a meta atuarial do instituto foi de 6% mais o INPC, totalizando 12,54%, proporcionando uma rentabilidade em torno de 26%. Naquele momento beneficiou. Isso é uma dinâmica de mercado acrescentou.

Para Joi Guedes da Fonseca, gerente regional do Bradesco, a situação é realmente complicada, e deve-se olhar num parâmetro em longo prazo. A tendência mundial é que as taxas de juros caiam. O que vem acontecendo. No Brasil a taxa que é de 7,5% há expectativa de que até o final do ano chegue a 8,75%. Há estudos que dizem que a inflação não deve ceder fácil, e o governo vai ter que entrar com medidas.

Conforme Fleming Lindermann, do Banco do Brasil, o clima de incerteza é o sentimento do mercado. O mercado todo aplica dessa forma. Ninguém está saindo e a tendência é que com o passar do tempo a situação se normalize e volte a trazer um bom resultado novamente aos fundos disse.

Integram o conselho do Instituto, servidores do quadro efetivo da Prefeitura, representantes inativos e membros nomeados pelo prefeito em 2012. Dos bancos, participaram o gerente da agência Bradesco do município, Romeu Harbs; gerente regional do Bradesco, Joi Guedes da Fonseca; gerente de contas do Banco do Brasil Fleming Lindermann; gerente geral da agência da cidade do BB, Edilson Sani; gerente regional da Caixa Econômica Celso José Strobl; gerente geral da agência do município, Dorival Machado Junior; e superintendente da Caixa Celso Zanin.

Prefeitura de São Bento do Sul
Contatos: imprensa@saobentodosul.sc.gov.br | 3631.6132 | 3631.6114 | 3631.6154