Jan.

Posse dos Conselheiros e Prestação de Contas

IPRESBS | Roberta Linzmeier | 2012

Conselheiros tomam posse e acompanham a prestação de Contas do IPRESBS, que comemora R$ 125 milhões em caixa.

O diretor presidente do instituto, Márcio Mallon, inicialmente falou sobre o Regime Próprio de Previdência Social no município, desde sua criação, no ano de 1993, cujo nome era Fapes, sendo substituído pela criação do IPRESBS em 1 de outubro de 1997. O Fapes não possuía diretoria executiva, nem Conselho Deliberativo e Fiscal, sendo regido pelo Conselho Administrativo, que era presidido pelo secretário de Administração".
Hoje, o IPRESBS, possui além da Diretoria Executiva, os Conselhos Deliberativo e Fical, cada qual com suas competências, sendo obrigatoriamente servidores efetivos, eleitos e nomeados pelo Poder Executivo. Tomaram posse os servidores:
Bárbara Anita Fuckner, Valtrudes Meier, Sandro dos Santos, Rosilene Ribeiro, Acácio Anderson Drosczaka, Carlos Roberto G.dos Anjos, Ederval José Neidert, Amarildo Cabral da Silva, Angelina Bertotti de Oliveira, Leocy Maria Fendrich Machado, Carlos Espezin Lopes Filho e Naína Torres para representar o Conselho Deliberativo; e para o Conselho Fiscal foram empossados os servidores: Adriana Bombassaro Zanella, Noeli Regina Novak dos Santos, Alessandro Roberto Scharf, Lisane Krisz, Edeltraut Baier, Aldair Nancy Cubas, Marli Ziemmermann e Zelmira Contesini.

Os números apresentados pelo presidente, até o fechamento do ano de 2011 era de que o instituto possuía 226 aposentados, o que representa um custo mensal de R$ 286.417,39, além de 101 pensionistas, sendo um custo mensalmente de R$ 79.546,45. Já o Ex-Fapes possui 82 aposentados ao custo de R$ 121.925,93 e 42 pensionistas, com a soma de R$ 56.092,20.

Márcio explicou ainda sobre o Auxílio por Incapacidade Temporária, sendo realizados 827 atendimentos de perícia médica em 2010, e 625 em 2011. No levantamento constam as causas mais frequentes de afastamento, que são, Lombalgia / Tendinite com 217 pessoas afastadas e Transtornos depressivos, com 132. Em 2011, o pagamento do benefício do Auxílio custou R$ 1.344.759,21.

Dados sobre as receitas e despesas também estavam na pauta. Segundo o levantamento, em 2011 o instituto teve uma receita de R$ 31.655.669,87 e despesas de R$ 9.054.858,04, apresentando um superávit de R$ 22.600.811,83. Com um trabalho árduo e de muita dedicação, o instituto conseguiu fechar o ano de 2011 com R$ 125.025.086,25 em caixa, enalteceu o diretor presidente.

Márcio destacou também a aquisição de uma casa, a qual será a sede do instituto. A nova sede está localizada na Rua Alfredo Klimmek, 439, no Centro. Para aquisição do terreno medindo 716,30 metros quadrados, com 273 metros quadrados de área construída, foram investidos R$ 418 mil, recursos oriundos das sobras da taxa de administração. É resultado de um trabalho em conjunto e que valoriza ainda mais o servidor municipal, disse, completando: Com a reforma da casa, temos muitos planos para o futuro, relata.

Finalizando a apresentação, o diretor agradeceu os esforços de todos, em especial do prefeito Magno Bollmann. Meu agradecimento em especial vai para o prefeito, pois ele não mede esforços e sempre está com as portas abertas para discutirmos as ideias, finalizou.

O prefeito Magno Bollmann enalteceu o trabalho do instituto. Isso que acompanhamos hoje é um verdadeiro exemplo de transparência. Todos estão de parabéns, é uma segurança incrível ter um instituto tão transparente em nossa cidade, disse.

Baixar Arquivo IPRESBS